skip to main |
skip to sidebar
São inúmeras referências positivas, aparições em shows de grandes feras como Nightwish e Tristania, uma vitória na seletiva regional do Wacken Metal Batlle 2009 e presença em alguns dos principais festivais do Brasil, como o catarinense River Rock.
É com toda essa bagagem que o Semblant divulga “Last Night of Mortality” (2010), primeiro disco oficial do grupo. Natural de Curitiba, estado do Paraná, a banda carrega o status de uma das grandes potências do que muitos conhecem como Dark/Gothic Metal. Com o mais novo lançamento a trupe ganha ainda mais força no estilo devido ao belo resultado final do disco.Arranjos obscuros, vocais femininos e clima sombrio flertam com guitarras bem encaixadas e particularidades do Heavy Metal tradicional e até do Death Metal. ‘Nightmare World’, ‘Black Babylon’ e ‘Evilbringer’ trazem uma avalanche de momentos pesados e que ganham em qualidade com o revezamento dos vocais de Katia Shakat e Sérgio Mazul. A dupla é um dos grandes atrativos de “Last Night of Mortality” vide a boa aplicação de timbres mais suaves e também do gutural, muito comum no Gothic.O instrumental guiado pelo time composto por Candido Oliveira (bateria), Roberto Hendrigo (guitarra), J.Augusto (teclados) e Leonardo Rivabem (baixo) também não fica devendo e é um prato cheio para os amantes do Gothic Rock. Revezamento e riffs velozes e da escola do Thrash e Death são acompanhados por pedais duplos constantes em ‘Forever Failure’, quinta faixa. A canção torna-se ainda mais interessante devido ao grudento e bem cantado refrão, conduzido novamente com o revezamento dos vocais. E quem acharia que não sobraria espaço para as guitarras mostrarem serviço se enganou: ‘Sleeplees’, que vai virar clipe, e ‘Legacy of Blood’ apresentarão solos velozes e boas bases.A riqueza instrumental também imperou com qualidade na reta final do disco com ‘The Neptune Effect’, ‘Deep in Dark Waters’ e ‘End of Dusk’. Uma sonoridade própria com ápices que vão causar impacto, tais como as boas e convincentes aparições do tecladista J.Augusto e do baixista Leonardo Rivabem durante todo o trabalho. “Last Night of Mortality” é um disco para ser acompanhado com bastante atenção devido ao minucioso trabalho entre cada passagem e a riqueza sonora lapidada de forma caprichada.
De produção “pra lá” de satisfatória e com a arte gráfica assinada pelo renomado artista Gustavo Sazes, conclui-se que “Last Night of Mortality” é um trabalho digno de destaques perante a atualidade do cenário tupiniquim! Qualidade do início ao fim e um “ar” de profissionalismo que pode, em um futuro próximo, conspirar a favor da banda. Vá atrás de “Last Night of Mortality”, pois estamos falando de um dos destaques de 2010. Sem controvérsias!
Formação:
Katia Shakath -
vozSergio Mazul -
vozRoberto Hendrigo -
guitarraAugusto - tecladoLeonardo Rivabem - baixoCandido Oliveira -
bateria
Last Night Of Mortality
(2010 / Free Mind Records – nacional)
01. Last Night Of Mortality02. Nightmare World03. Black Babylon04. Evilbringer05. Forever Failure06. Sleepless07. Legacy Of Blood08. The Neptune Effect09. Deep In Dark Waters10. End Of DuskMYSPACEResenha escrita por: Reynaldo Trombini
Materia enviada por: Adriano Siqueira