quarta-feira, 6 de abril de 2011

~☥Holiness ganha espaço em rádios da Europa e EUA ☥~

Metal de Erechim faz barulho no mundo

Marielise Ferreira | marielise.ferreira@zerohora.com.br

Uma voz doce contrasta com o instrumental agressivo. Melodias que começam suaves, sustentadas somente por violão e voz. Letras que falam de questões existenciais, cantadas em inglês por uma vocalista linda e com pinta de celebridade.

A descrição poderia ser de uma banda americana ou europeia, como Nightwish, After Forever ou Evanescence. No entanto, revela o perfil da gaúcha Holiness. Com dois anos de estrada, o quarteto de Erechim já ganhou terreno no Brasil e no Exterior. Enquanto as músicas tocam em rádios europeias e americanas, a primeira turnê começou em março, em São Paulo.

Considerada por críticos como uma das revelações do metal brasileiro em 2010, a banda foi oficialmente fundada em 2008 por um casal de namorados, o baterista Cristiano Reis, 30 anos, e a vocalista Stéfanie Schirmbeck, 28. Aos dois juntaram-se o guitarrista Fabrício Reis, 23, e o baixista Hércules Moreira, 33. O som chamou a atenção de Aquiles Priester, um dos principais nomes do metal nacional e ex-baterista do Angra, que recebeu uma demo durante um workshop em Erechim. Priester produziu o primeiro trabalho da Holiness.

Lançado em fevereiro de 2010, Beneath the Surface reúne o material composto por Stéfanie e Cristiano desde 2006. Gravado no sítio da família de Stéfanie, em Getúlio Vargas, o álbum foi mixado e masterizado no estúdio Area 51, em Celle, na Alemanha, pelo americano Tommy Newton, conhecido por trabalhar com bandas como Heloween, Gamma Ray e Blin Guardian.

O álbum que está sendo vendido em todo o Rio Grande do Sul e também em São Paulo já avançou pela internet na versão digital e chegou a Japão, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Suíça e Austrália. Uma venda feita para um selo digital da Grã-Bretanha acabou levando o som também para Los Angeles e Espanha.

— Começamos a receber ligações de conhecidos contando que o CD está rodando em rádios universitárias nos EUA, que é o nosso público — conta Stéfanie.

As 10 faixas mesclam peso, melodia e técnica, incluindo dois covers, Uninvited, de Alanis Morissette, e Torn In My Side, da Eurythmics — gravada com exclusividade para a versão japonesa do disco.

Into the Light é o principal hit entre os fãs da banda e já tem videoclipe sendo exibido nas TVs e na internet. Com roteiro feito pela própria Holiness, o vídeo foi gravado em Florianópolis, na casa do ex-governador Hercílio Luz. O prédio abandonado criou uma atmosfera adequada para o tema da música, em que espíritos de pessoas mortas caminham da escuridão para a luz. O clip foi votado para o Top 10 da MTV, dando visibilidade nacional para a Holiness.

A Holiness integra o projeto Barulho Pro Rock, que começou uma turnê nacional no dia 20 de março em São Paulo, partindo das capitais de Estado para o seu interior. Esta tour quer chegar aos principais Estados brasileiros com a proposta de agregar o público do rock pop, hard e metal, para tornar as bandas conhecidas.

A Holiness recebeu propostas de uma gravadora no Japão, mas o alvo principal no exterior é a Europa, onde o grupo deve fazer uma turnê com outras bandas, ainda sem data marcada.

— Quando se faz sucesso lá fora fica mais fácil entrar no mercado brasileiro — enfatiza Cristiano.